"Não precisa ser lido.Mas necessita ser escrito!"


terça-feira, maio 24, 2011

Bipolaridade - Doença e não frescura!

"Claro ou escuro, extremos ou opostos.
Tanto o breu, como a luz são capazes de cegar-me!"

Nós sempre ouvimos as pessoas se auto rotularem bipolares, por causa das oscilações de humor, de suas fases exageradamente ruins e/ou extremamente boas. por ser modinha, ou por simplesmente acharem que é quando mudam de humor assim, do nada!

"Uma pessoa com transtorno bipolar está sujeita a episódios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado (mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Entre os episódios, é comum que passe por períodos de normalidade ~ A doença pode se manifestar em crianças, porém talvez pela dificuldade em identificá-la, o primeiro episódio costuma ser identificado em adolescentes e jovens adultos, por volta dos 15 a 25 anos ~ Equivocada é a ideia de que a bipolaridade seria estar hiper contente pela manhã, triste à noite e com um sentimento médio à tarde ~ Hoje há remédios de última geração que controlam com sucesso qualquer alteração de humor para esses dois pólos da doença.
  • TIPO I: Predomínio da fase maníaca com depressão mais leve (distimia).
  • TIPO II: Predomínio da fase depressiva com mania mais leve (hipomania).
  • MISTA: Quando os episódios possuem várias características tanto de mania quanto de depressão simultâneamente.
  • CICLOS RÁPIDOS: Quando os episódios variações humor duram menos de uma semana.
  • CICLOTIMIA: Os sintomas são persistentes por pelo menos dois anos, períodos em que sintomas de hipomania são leves e depressão ou distimia não são tão profundos para ser qualificados como Depressão maior ( Wikipédia- Transtorno_bipolar )
No link acima fala perfeitamente sobre essa doença, hoje eu quero mesmo falar de mim. Aconselho que leia primeiro o link que esta acima, e depois continue a ler o blog.

Para uma pessoa bipolar, é extremamente necessário que a família entenda, não fique imaginando que é frescura, ou  qualquer coisa do tipo, isso só piora a situação.

Estou chorando...
~
Já faz um tempo que eu to assim, é como 'se eu quisesse ficar triste, e ficava, como um passe de mágicas' e eu não estava entendo porque, até que comecei a pesquisar. Não sei se devo passar num psicólogo, sei lá, estou com medo disso tbm, por enquanto é só coisa da minha cabeça, mas, e se for verdade?Já tive algumas crises, e se eu realmente estiver doente?!
- O que você esta pensando agora? - Eu realmente não estou bem - Estou depressiva, e solitária. Eu precisava escrever. Só isso!


Eu havia escrito mais, mais fiquei com muito medo da reação das pessoas, prefri não ser sincera de mais, não sou uma garota de muitos amigos, acho que de nenhum, não sei, então achei melhor tirar muita coisa que havia escrito. Mais é isso, eu só não estou bem. Estou com medo e NÃO PENSE O QUE QUISER.

Um comentário:

  1. Se for doença... Procure se tratar... Tudo da - se um jeito.
    Laah, VIVA, coloque um sorriso SINCERO no rosto, levante a sua cabeça porque a vida linda, e vc tenho certeza que mais do que ninguém sabe fazer isso muito bem...
    Parabéns pela coragem... Amei o post e concordo, muita gente banaliza a BIPOLARIDADE, e isso é coisa séria

    Beijos Beijos

    Fã Number One

    http://confissoesdeumbailarino.blogspot.com/

    ResponderExcluir